top of page
Buscar

Íris começa 2025 com novo visual e muito mais personagens na Edição 2

  • aturmadairis
  • 20 de jun.
  • 2 min de leitura

Depois do Pequeno Livro/Gibi, que foi um protótipo, e o lançamento da 1ª edição - Turma da Íris e a Floresta sem Fim, a produção da Edição 2 traz personagens novos e atualização no visual, para 2025.


O autor, Adriano Barbosa e a Turma da Íris
O autor, Adriano Barbosa e a Turma da Íris

A alteração no estilo dos personagens foi elaborada já pensando no principal desejo do autor, Adriano Barbosa, que iniciou o projeto visando a animação para streaming.

"Minha intenção sempre foi criar diretamente pequenos vídeos para streaming, mas o caminho para esse objetivo me mostrou que o caminho seria cheio de aperfeiçoamentos e metas a serem cumpridas", declarou Adriano. O projeto ganhou forma nos últimos dois anos e, hoje, temos um trabalho que envolvem 7 livros, um possível Almanaque e finalmente, os vídeos tão desejados.


Ao ser perguntado o motivo de serem 7 livros o autor respondeu que toda a franquia gira em torno da personagem principal, a oncinha colorida chamada Íris, que nasceu debaixo de um arco-íris, portanto cada livro, além de um tema, faz referência a uma cor do arco-íris respectivamente. "Cada livro faz referência a uma das cores do arco-íris, ou seja, A 1ªedição é a vermelha, a segunda, que está em produção, será a laranja e assim por diante. Ao colocarmos todos em uma prateleira, teremos nas filipetas as cores formando um lindo arco-íris", explicou o autor.


Obra Dinâmica - A obra Turma da Íris apresenta uma narrativa sequencial que combina elementos fantásticos, cômicos e educativos, dividida em episódios claramente delineados que contribuem para a construção gradual de uma mitologia própria. A alternância entre ação, humor e ensinamentos permite que a narrativa mantenha a atenção da criança leitora, sem nunca comprometer a linearidade do enredo.

A principal temática que perpassa toda a narrativa é a preservação da natureza, explorada de maneira encantadora por meio das ações de Íris e seus aliados. A simbologia do arco-íris — elemento visual recorrente que acompanha os poderes da protagonista — representa a alegria, a diversidade e a esperança, servindo como um emblema da transformação positiva. O nascimento de Íris sob o arco-íris sela seu papel como agente de mudança e de harmonia.


Para nossas crianças - Segundo o Conselho Editorial da Editora Ipê, o autor recorre a uma linguagem visual extremamente eficaz, traduzida por meio de descrições que exploram os sentidos — cores, cheiros e sons — o que torna o universo da Floresta sem Fim palpável. O emprego recorrente de termos como “poeira rosada cheia de brilho”, “energia colorida” e “faro amplificado” reforça a atmosfera mágica, estimulando a imaginação e a sensorialidade da criança.

 
 
 

Comments


© 2023 por Adriano Barbosa • Turma da Iris e suas Aventuras.

bottom of page